- Redação ON
O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, recebeu três indicações ao Oscar 2025: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres, por sua interpretação de Eunice Paiva.
Essas nomeações marcam a primeira vez em 26 anos que o Brasil é reconhecido nas principais categorias do Oscar. Em 1999, “Central do Brasil”, também dirigido por Salles, foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro, e Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, concorreu a Melhor Atriz.
Baseado no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Aqui” narra a trajetória de Eunice Paiva durante a ditadura militar brasileira, destacando sua luta após o desaparecimento de seu marido, o político Rubens Paiva.
Desde sua estreia em novembro de 2024, o filme tem sido aclamado internacionalmente. Em janeiro de 2025, Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama por sua atuação. Além disso, “Ainda Estou Aqui” foi indicado ao BAFTA na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, com os vencedores a serem anunciados em 16 de fevereiro, em Londres.
A cerimônia do Oscar está programada para 2 de março de 2025, no Dolby Theatre, em Hollywood. As indicações refletem o reconhecimento internacional do cinema brasileiro e destacam o talento de Fernanda Torres, que segue os passos de sua mãe, Fernanda Montenegro, na busca pela cobiçada estatueta.