Onorteonline.com

Unidades do IFPB de Pedras de Fogo e Cabedelo são transformadas em campus

A Portaria nº 34/2025 que traz a alteração foi publicada pelo MEC no dia 17 de janeiro e foi recebida pela comunidade com muita satisfação

Duas unidades do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) foram contempladas com a mudança de tipologia para Campus: Pedras de Fogo e Cabedelo Centro. A Portaria nº 34/2025 que traz a alteração foi publicada pelo MEC no dia 17 de janeiro e foi recebida pela comunidade com muita satisfação.

A transformação de campus avançado em campus reflete o compromisso firmado pela gestão em atingir as metas exigidas para a mudança de status. Com isso, os campi passam a ter mais perspectivas de crescimento e consolidação, gerando impacto social na região e trazendo benefícios para toda a comunidade acadêmica. 

Para a Reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, o momento é de comemoração, mas também de continuidade de esforços. “Foi um trabalho árduo, que envolveu várias ações para atender aos critérios do MEC e da Setec e que obtivemos êxito. É um momento de muito orgulho, pois é resultado de um esforço coletivo. Agora vamos lutar pelos outros campi avançados.”, comemorou Mary Roberta.

O Campus Cabedelo Centro funcionou por quase uma década como campus avançado  “Enfrentamos inúmeros desafios e nos dedicamos integralmente à missão de proporcionar uma formação acadêmica de excelência aos nossos educandos. Essa conquista é mais do que um reconhecimento; é uma celebração do esforço conjunto de servidores, alunos e colaboradores”, assinalou o Diretor Geral Jailson Oliveira.

O Campus Pedras de Fogo também tem uma trajetória marcada pela atuação junto ao desenvolvimento regional iniciando suas atividades com a oferta de cursos de extensão, seguida de cursos técnicos subsequentes e depois curso técnico integrado, reafirmando importantes contribuições para a formação profissional e acadêmica na região.

O Diretor do Campus Pedras de Fogo, Frederico Campos falou que a conquista é um importante marco para a educação na região da Mata Paraibana. “Desde sua instalação em 2014, a unidade tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento educacional na cidade, por meio do ensino profissionalizante e técnico, sem deixar de lado seu protagonismo na extensão e na pesquisa”, lembrou. A expectativa para o Campus Pedras de Fogo é atingir no ciclo 2025, cerca de 530 matrículas de alunos dos cursos técnicos (subsequente e integrado).   

A comunidade estudantil também recebeu a notícia com comemoração. João Vítor de Lima Oliveira é estudante do técnico em serviços jurídicos no Campus Cabedelo Centro. “Esta é uma luta que nosso campus enfrenta há muitos anos. Durante o meu ensino médio, pude perceber o quanto é desafiador não contar com uma verba própria. Agora, com a transformação de campus avançado para campus oficial, temos a certeza de que as perspectivas de melhorias serão muito mais amplas. Tenho plena confiança de que nosso campus alcançará ainda mais conquistas. Este é apenas o começo de uma jornada que trará um futuro muito mais promissor para o Campus Cabedelo Centro”.

O estudante Jefferson Sousa do Campus Pedras de Fogo afirmou que é um momento de alegria e reconhecimento do IFPB e acredita que bons frutos estão por vir. “Após um longo período de muita luta, o nosso campus finalmente está sendo reconhecido, pois sabemos do empenho da direção, dos professores e servidores que vêm se esforçando para dar o melhor para os alunos. Agora, se tornando campus oficialmente acredito que será ainda mais benéfico para todos nós”, concluiu o estudante.

Da Ascom/IFPB
Foto: Ascom/IFPB

Siga o canal de O Norte Online e receba as principais notícias da Paraíba e do mundo direto no seu WhatsApp

Compartilhe:

Fique por dentro das notícias

Siga o canal do O Norte Online e receba as principais notícias da Paraíba e do mundo direto no seu WhatsApp!