- Redação ON
Em resposta à recusa do presidente colombiano, Gustavo Petro, em aceitar voos de deportação de migrantes colombianos em aeronaves militares dos Estados Unidos, o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou neste domingo (26) uma série de medidas retaliatórias contra a Colômbia. Entre as ações, destacam-se a imposição de tarifas emergenciais de 25% sobre todas as mercadorias colombianas que entram nos EUA, com previsão de aumento para 50% em uma semana, além da suspensão imediata de vistos para funcionários do governo colombiano e seus aliados.
Trump justificou essas medidas alegando que a decisão de Petro coloca em risco a segurança nacional e pública dos Estados Unidos. Em sua rede social, Truth Social, o presidente americano afirmou: “Acabo de ser informado que dois voos de repatriamento provenientes dos Estados Unidos, com um grande número de criminosos ilegais, não foram autorizados a aterrar na Colômbia. Esta ordem foi dada pelo Presidente Socialista da Colômbia, Gustavo Petro, que já é muito impopular entre o seu povo”.
Por sua vez, Gustavo Petro defendeu sua posição, enfatizando que os migrantes colombianos não podem ser tratados como criminosos e que só aceitaria deportados em voos comerciais, desde que os Estados Unidos estabeleçam “um protocolo para o tratamento digno” desses indivíduos antes do retorno ao país de origem. Petro também destacou que existem 15.660 americanos em situação irregular na Colômbia, que deverão regularizar sua situação junto ao serviço de imigração colombiano.
A tensão entre os dois países ocorre em meio a críticas de outras nações latino-americanas às políticas de deportação dos EUA. Recentemente, o Brasil protestou contra o tratamento dispensado a seus cidadãos deportados, que relataram terem sido transportados algemados e acorrentados em voos militares. Diante desse cenário, países como México e Colômbia passaram a exigir que seus cidadãos sejam devolvidos em voos comerciais e sem o uso de correntes, visando garantir um tratamento mais humano aos migrantes.