Onorteonline.com

João Pessoa sedia evento internacional sobre artesanato nesta segunda-feira

O encontro acontece no Ancoradouro, no bairro Jardim Oceania, e será híbrido, com participações presenciais e virtuais

Nesta segunda, dia 27/01, acontece em João Pessoa o IberoArte, um encontro internacional que tem o objetivo de criar o Conselho Ibero-americano para o Artesanato e a Arte Popular. Estarão presentes representantes das cidades que fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, das Cidades Artesanais do Conselho Mundial de Artesanato, além de instituições nacionais. O encontro acontece no Ancoradouro, no bairro Jardim Oceania, e será híbrido, com participações presenciais e virtuais. 

O evento é realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setde e Programa do Artesanato Paraibano – PAP; Prefeitura Municipal de João Pessoa e Sebrae – PB. As lideranças chegam à Paraíba também para a participação no Encontro Nacional de Gestores do Artesanato do Sebrae e para conhecer o 39º Salão do Artesanato Paraibano, que está acontecendo na orla de Tambaú. 

O IberoArte é uma entidade consultiva que congrega entidades públicas e privadas, além de especialistas de países Ibero-Americanos (ou seja, de países da América Latina, Portugal e Espanha) ligados ao artesanato e à arte popular. Seu propósito é auxiliar e/ou fornecer suporte a governos locais, regionais ou nacionais na criação e monitoramento de políticas públicas voltadas para o fomento e a valorização do artesanato e das artes populares, em toda a sua variedade e manifestações únicas.

Para a secretária da Setde, Rosália Lucas, o encontro é de extrema importância para o fortalecimento do artesanato. “Este encontro, que estamos viabilizando junto a parceiros tão importantes, é fruto de muita articulação e diálogo que tem um propósito muito importante: fortalecer a arte e os artistas. Quando temos uma rede forte como o nosso PAP e ela se alia a outras instâncias nacionais e internacionais, todos saem ganhando. É mais um passo que estamos dando na consolidação e ampliação da nossa rede de artesão e artesanato”, comenta.

A Paraíba é um exemplo de como a criatividade cultural e o capital intelectual podem gerar valor econômico e fomentar o empreendedorismo. O estado tem 2 das 14 cidades brasileiras que receberam o selo da Unesco de cidades criativas. João Pessoa tem o selo de Cidade Criativa do Artesanato e da Arte Popular e Campina Grande tem o selo de Cidade Criativa das Artes Midiáticas, pois a cidade tem projetos que incluem um Festival de Artes Midiáticas, um laboratório de inovação e o mapeamento da economia criativa.

Marianne Góes, coordenadora do Labin – Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato, que é ponto focal de João Pessoa na Rede de Cidades Criativas da Unesco, comenta sobre a realização do IberoArte. “Para nós é um grande orgulho, é um marco histórico ter esse evento sendo sediado em João Pessoa e na Paraíba, porque nossa capital é a única cidade do Brasil a fazer parte da Rede Mundial de Criativas da Unesco no segmento artesanato e arte popular. E o Estado vem fazendo história em relação a todas as ações desenvolvidas em prol do artesanato, através da Setde e do PAP e o LABIN, é uma prova disso. É uma parceria única entre Estado, Prefeitura e Sebrae, pensada e desenvolvida exatamente para trabalhar com artesãos.”

A classificação como Cidade Criativa da Unesco permite que as cidades participem de intercâmbios internacionais de experiências e conhecimentos. O objetivo é estimular a colaboração entre as cidades para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. 

Ao todo, são 14 cidades ibero-americanas que fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco na área artesanal e 12 cidades latino-americanas que fazem parte da Rede do Conselho Mundial de Artesanato (WCC). Os representantes destas cidades buscam um ambiente institucional para expressar suas inquietações, expectativas, desejos e propostas.

Da Secom-PB
Foto: Secom-PB/Divulgação

Siga o canal de O Norte Online e receba as principais notícias da Paraíba e do mundo direto no seu WhatsApp

Compartilhe:

Fique por dentro das notícias

Siga o canal do O Norte Online e receba as principais notícias da Paraíba e do mundo direto no seu WhatsApp!