Onorteonline.com

Coração Paraibano: transporte aeromédico realiza transferência ágil e salva vida de paciente do Sertão

A celeridade do transporte aéreo foi crucial para a segurança da transferência da paciente.

O Programa Coração Paraibano, iniciativa do Governo da Paraíba que fornece uma rede estruturada de cuidados de urgência e emergência cardiológica, ajudou a salvar mais uma vida no Sertão do estado, por meio do trabalho ágil executado pela equipe do Grupo de Resgate Aeromédico Estadual (Grame) que realizou, nessa quinta-feira (23), a transferência de uma paciente internada no Hospital Regional de Pombal (HRP) para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em João Pessoa. 

A paciente de 87 anos, residente na cidade de Cajazeirinhas (PB), já diagnosticada com diabetes, deu entrada na Área Vermelha do HRP no último sábado (18), relatando mal-estar súbito e sudorese (suor) intensa. Após avaliação médica, foi constatado um bloqueio atrioventricular avançado. “Ao monitorarmos a paciente, percebemos que ela apresentava uma frequência cardíaca sustentada entre 38 e 40, além de hipertensão compensatória. Após realizarmos exames, como eletrocardiograma e análise de troponina, identificamos a necessidade urgente de um marcapasso”, explicou a médica Angélica Estrela, responsável pelo atendimento.

Diante da gravidade do quadro, a equipe do Hospital Regional de Pombal solicitou a transferência para uma unidade especializada. Rapidamente, a paciente foi transportada na aeronave do Grame para o Hospital Metropolitano, referência de alta complexidade em cardiologia no estado e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde).

A celeridade do transporte aéreo foi crucial para a segurança da transferência da paciente. O procedimento, realizado com suporte integral do Sistema Único de Saúde (SUS), reforça o compromisso do HRP e do Governo do Estado em oferecer atendimento de excelência para salvar vidas.

Coração Paraibano – O programa conta com uma estrutura de quatro hemodinâmicas espalhadas em três hospitais, nas três Macrorregiões de Saúde. São duas no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita; uma no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande; e uma no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos.

Além disso, a rede conta com 12 hospitais auxiliares que dão suporte na estabilização dos pacientes e na aplicação dos trombolíticos, a partir de um diálogo via rede de telemedicina com suporte 24h por profissionais do Metropolitano, hospital coordenador do programa, e com regulação feita pela Central Estadual de Regulação.

Foto: Secom-PB

Secom-PB

Siga o canal de O Norte Online e receba as principais notícias da Paraíba e do mundo direto no seu WhatsApp

Compartilhe:

Fique por dentro das notícias

Siga o canal do O Norte Online e receba as principais notícias da Paraíba e do mundo direto no seu WhatsApp!