O México e o sul dos Estados Unidos foram atingidos por uma rara tempestade que levou neve às duas regiões provocando o cancelamento de voos, fechamento de estradas e a suspensão de aulas de milhões de estudantes. O tempo ruim deve continuar com granizo, chuva gelada e nevasca devido à uma rajada do ar ártico que mergulha em grande parte no centro-oeste e leste do território americano.
Regiões costeiras do Texas e Lousiana receberam vários avisos de nevascas. Mais de 10 mil voos tiveram que ser cancelados, 10 mil sofreram atrasos e dois aeroportos interromperam totalmente as operações. maior parte das companhias aéreas planejam retomar nesta quarta-feira os voos se o tempo melhorar.
O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) dos Estados Unidos previu temperaturas mínimas de até abaixo dos 15 graus para a região. No México, apenas 10% dos alunos compareceram às aulas devido à tempestade intensa. Aulas também foram suspensas nos Estados Unidos.
Vários condados de Nova York declararam situação de emergência. O mesmo aconteceu nos estados do Alabama, Lousiana, Geórgia e Mississipi. O volume de neve é comparável ao registrado em 1960, apontam meteorologistas, que estimam que esta será uma tempestade histórica.
Da redação do ON com agências internacionais
Foto: Pixabay