O Hospital Regional Deputado José de Sousa Maciel, em Cajazeiras, deu início à programação do Janeiro Branco – campanha nacional voltada à conscientização sobre a saúde mental e à promoção do cuidado emocional – com palestras educativas, rodas de conversa com psicólogos e outros profissionais de saúde, ações de panfletagem e oficinas terapêuticas voltadas para o equilíbrio emocional. Também serão oferecidos às gestantes serviços de cuidados pessoais, como cortes de cabelo, manicure e design de sobrancelhas, promovendo o bem-estar e autoestima.
A iniciativa tem como objetivo combater o estigma associado aos transtornos mentais, como ansiedade e depressão, além de prevenir doenças relacionadas ao estresse e enfatiza ainda a importância do bem-estar psicológico de pacientes, familiares e colaboradores, promovendo uma cultura de acolhimento, empatia e cuidado integral.
Para a diretora geral do hospital, Jacilene de Sousa, a saúde mental ainda é um tema cheio de tabus que precisam ser quebrados. “A campanha é fundamental para ampliar a conscientização e romper os paradigmas relacionados aos problemas de saúde mental. Mesmo nos dias atuais, apesar de todos os incentivos e avanços, ainda há um tabu significativo em torno do tema, e ele acaba sendo pouco discutido. Estigmas profundos permanecem presentes na realidade de quem enfrenta desafios relacionados à saúde mental,” ponderou.
Jacilene ainda mencionou diversas razões que apontam para o aumento do risco de adoecimento psicológico nos dias de hoje, como o distanciamento social causado pelos impactos da pandemia de Covid-19, a construção de relacionamentos não saudáveis, o excesso de exposição às redes sociais, a falta de rede de apoio, o alto nível de estresse, preocupações com questões financeiras, medo de adotar ou perder estes queridos, além da ausência de qualidade de vida, como menor contato com a natureza e o alto índice de sedentarismo.
As atividades do Janeiro Branco no hospital continuarão até o próximo dia 22 de janeiro, reforçando o compromisso da instituição em oferecer um atendimento humanizado e integral, que priorize a saúde mental como parte essencial do bem-estar e da qualidade de vida de seus pacientes, colaboradores e da comunidade.
Da Ascom/HRC
Foto: Ascom/HRC/Divulgação