Onorteonline.com

Operação Praias Limpas acionou 39 imóveis por irregularidades que causavam poluição do mar

A liberação das atividades que foram embargadas só ocorreu após o cumprimento integral das exigências ambientais

A Operação Praias Limpas, realizada desde maio do ano passado realizou 1,3 mil inspeções em 275 quilômetros de vias, notificando, autuando ou embargando 39 imóveis onde foram encontradas irregularidades na emissão de resíduos, como esgoto clandestino, diretamente no mar. A liberação das atividades que foram embargadas só ocorreu após o cumprimento integral das exigências ambientais.

De acordo com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), que realiza a operação em parceria com a Cagepa, Semas, Seinfra-JP e Semam-JP, as ações refletiram diretamente na melhoria dos relatórios semanais de balneabilidade das praias paraibanas. As análises cobrem trechos que vão desde a Barra do Guajú, em Mataraca, ao norte do estado, até Pontinha, em Pitimbu, ao sul.

Em junho, 74% dos trechos monitorados estavam próprios para banho, percentual que saltou para 85% nas semanas seguintes e ultrapassou 90% em dezembro. Desde agosto, mais de 95% dos trechos analisados foram classificados como adequados para banho, com três semanas consecutivas atingindo 100% de balneabilidade positiva.

“Os resultados que obtivemos nos últimos meses só demonstram o sucesso da operação, que tem contribuído com a segurança e bem-estar dos banhistas. Nossos esforços continuam em 2025, para identificar toda e qualquer ligação clandestina que possa ameaçar nossas praias”, pontuou o superintendente da autarquia estadual, Marcelo Cavalcanti.

As análises seguirão acontecendo semanalmente em 2025 e estarão disponíveis no site da Sudema e em suas redes sociais todas as sextas-feiras.

Da redação do ON com informações da Ascom/Sudema
Foto: Secom-PB

Siga o canal de O Norte Online e receba as principais notícias da Paraíba e do mundo direto no seu WhatsApp

Compartilhe:

Fique por dentro das notícias

Siga o canal do O Norte Online e receba as principais notícias da Paraíba e do mundo direto no seu WhatsApp!