Foi inaugurado nessa terça-feira, dia 14, no laboratório de hemodinâmica da Unidade de Diagnóstico por Imagem e Diagnósticos Especializados do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), o serviço de angiorradiologia e cirurgia endovascular .
O serviço é uma subespecialidade da cirurgia vascular onde é possível realizar diagnósticos e tratamentos minimamente invasivos, através pequenas incisões ou punções, geralmente na virilha ou no braço onde são inseridos cateteres, fios guias e outros dispositivos no corpo do paciente.
O físico médico do HUAC-UFCG, Jamerson Silva de Albuquerque Júnior, explica como é realizado o procedimento: “O médico visualiza o trajeto do cateter em tempo real por meio de um aparelho emissor de fótons de raio-X. Esses procedimentos são, em sua maioria, considerados de alta complexidade, dentre os quais podemos citar as arteriografias, as angioplastias arteriais e venosas, os tratamentos de traumas vasculares, a exclusão de aneurismas de aorta e vasos periféricos, entre outros”.
Essas técnicas reduzem a necessidade de cirurgias abertas, diminuindo o tempo de recuperação e as complicações para os pacientes, destaca Jamerson.
Os procedimentos serão realizados por uma equipe multiprofissional altamente qualificada, composta por médicos especialistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em radiologia, anestesiologistas bem como a equipe de física médica, garantindo segurança e excelência em todas as etapas.
É importante ressaltar que o HUAC estará ofertando esses procedimentos tanto em nível ambulatorial quanto hospitalar, ampliando o acesso e os benefícios para os pacientes de Campina Grande e região, oportunizando também os nossos estudantes e residentes um campo de prática de alto nível com acesso à tecnologia de ponta.
Todos os pacientes que necessitarem dos serviços deverão ser encaminhados através do sistema de regulação da Secretaria de Saúde do município de Campina Grande. Os pacientes de outros municípios devem se dirigir à Secretaria da Saúde da sua cidade para que esta faça a solicitação de atendimento à Central de Regulação de Campina Grande.
Da Ascom/UFCG
Foto: Ascom/UFCG