Onorteonline.com

Damião Feliciano trabalha em silêncio para assumir a liderança do União Brasil na Câmara

No Congresso Nacional, a disputa por cargos importantes como este é uma espécie de jogo sem regras
  • Redação ON

A escolha dos líderes das bancadas partidárias na Câmara dos Deputados é um dos momentos mais estratégicos do início de cada legislatura. Esses líderes desempenham papéis fundamentais na articulação política, conduzindo as negociações de interesse dos partidos, indicando representantes para comissões e assumindo a responsabilidade por importantes decisões coletivas. Para estados como a Paraíba, com uma representatividade limitada em números absolutos no Congresso Nacional, essa escolha pode ter um impacto direto na capacidade do estado de defender seus interesses em Brasília.

Semanas atrás mostramos aqui que, no Senado Federal, Efraim Filho continuará em 2025 como o único paraibano líder de bancada daquela Casa. O parlamentar do União Brasil permanece no cargo que já exercia anteriormente, embora alguns partidos tenham observado um rodízio que se dá a cada ano no Congresso Nacional.

Na Câmara Federal, ainda há muita coisa em jogo. E tem mais um paraibano brigando por essa liderança de bancada: o deputado Damião Feliciano, que entra numa disputa direta com Pedro Lucas Fernandes (MA) e Mendonça Filho (PE) no União Brasil.

A reportagem de O Norte Online falou com o deputado Damião Feliciano sobre a disputa, mas ele desconversou. Experiente na vida parlamentar, Damião acha que o momento é de agir e não de falar, para não ser “queimado”.

No fundo ele tem razão. No Congresso Nacional, a disputa por cargos importantes como estes é uma espécie de jogo sem regras. “Acho que Damião tem boas chances de ganhar essa disputa e conta com o meu apoio”, disse o senador Efraim Filho à reportagem ON.

Outras legendas

As trocas dos lideres normalmente têm reflexos na própria articulação do governo. O PT, do presidente Lula, terá novos líderes nas duas Casas legislativas. O PL, de oposição ao governo, terá um novo líder na Câmara dos Deputados.

O novo líder do PT, que assumirá o lugar de Odair Cunha (PT-MG), será o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ). Ex-senador, o congressista já liderou o partido naquela Casa.

No colégio de líderes, o petista terá de lidar com Sóstenes Cavalcante (RJ), que assumirá a liderança do Partido Liberal no lugar de Altineu Côrtes (RJ).

No PSB, Gervásio Maia (PSB-PB) deverá ser substituído na liderança por Pedro Campos (PSB-PE), irmão do prefeito de Recife (PE), João Campos (PSB). A bancada do PSOL ainda deve escolher seu representante.

Siga o canal de O Norte Online e receba as principais notícias da Paraíba e do mundo direto no seu WhatsApp

Compartilhe:

Fique por dentro das notícias

Siga o canal do O Norte Online e receba as principais notícias da Paraíba e do mundo direto no seu WhatsApp!