A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec-JP) está de prontidão devido ao alerta de chuvas intensas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válido até as 10h desta quarta-feira (15), com previsão de precipitações de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
No Sertão paraibano, chuvas intensas já são registradas. Em Sousa, o céu escureceu no meio da tarde e a chuva forte, acompanhada de muito vento, foi registrada. Também chove forte em outros municípios sertanejos. As luzes dos postes nas ruas tiveram que ser acessas. O grande volume de chuva fez desabar parte do muro do Hospital Regional de Sousa, na tarde desta terça-feira.
Para o Sertão, a previsão é de até 100 milímetros de chuva por dia com ventos de até 100 quilômetros por hora, onde há um alerta “Laranja” para 50 cidades.
Essa previsão de chuvas intensas para João Pessoa e toda região Nordeste foi discutida, na tarde desta terça-feira, em reunião convocada pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), com participação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Immet, além da interação de 311 agentes de proteção e defesa civil, de todos os estados nordestinos, incluindo a Compdec-JP.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, a previsão feita por especialistas de várias universidades, mas o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil está atento, preparado e monitorando as áreas de risco, ou seja, os rios que cortam João Pessoa, os pontos de alagamentos para atender possíveis demandas.
Coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Coronel Kelson (Vídeo)
“João Pessoa está por receber também as chuvas previstas, talvez em menor intensidade. Pode ocorrer alguma enxurrada e naturalmente acúmulo de água. A nossa recomendação é que as pessoas não se arrisquem diante dessas situações e em qualquer sinal de anormalidade devem abandonar imediatamente o local”, reforçou Kelson Chaves.
Como acionar – A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados e, em caso de necessidade, deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199 ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.
Internautas gravam a chuva forte na cidade de Sousa, no Sertão paraibano (Vídeo)
Inmet emite dois alertas para a PB
O Inmet emitiu dois alertas, na manhã desta terça-feira, dia 14, de chuvas fortes para toda a Paraíba. Um primeiro boletim laranja de “Perigo” abrange municípios do Sertão e um outro amarelo de “Perigo Potencial” é direcionado às demais regiões do estado. Os dois alertas do Inmet são válidos até às 10h desta quarta-feira, dia 15.
No alerta laranja o Inmet aponta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Entre as cidades inseridas no boletim estão Sousa e Cajazeiras. A chuva deve ficar entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros ao dia, com ventos intensos entre 60 a100 quilômetros horários.
Já o alerta amarelo, que vale para a maior parte da Paraíba, incluindo cidades como João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira, por exemplo, a chuva deve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), que representam baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Da redação do ON com informações da Secom-JP
Fotos: Redes sociais/Reprodução