Os incêndios que atingem a mais de uma semana o estado americano da Califórnia já mataram 24 pessoas. A previsão é que os ventos sejam mais fortes na região nesta segunda-feira, dia 13, piorando a situação e dificultando ainda mais o controle das chamas. A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou ajuda à região vizinha do seu país. Mansões luxuosas foram destruídas, como do ator e diretor Mel Gibson.
Das 24 mortes, 16 foram registradas em Eaton e oito em Palisades. Ainda não se sabe o que causou os incêndios, mas o fogo se espalhou rapidamente pelos bairros de Los Angeles em virtude do tempo seco e dos ventos fortes.
As autoridades estimam que o número de mortos nos incêndios deverá aumentar. As equipes estão usando cães farejadores para tentar localizar mais vítimas da tragédia. Pelo menos 15 pessoas estão desaparecidas.
O maior dos focos de incêndio é o de Palisades, que se espalhou rapidamente. O bairro de casas de luxo Palisades Pacific, que fica às margens do Oceano Pacífico, foi particularmente atingido.
Os incêndios fizeram mais de 150 mil moradores de Los Angeles deixarem suas casas. As equipes de bombeiros trabalham em várias frentes para combater os focos de fogo. O governo local declarou emergência de saúde pública. A fumaça e as partículas de material queimado podem representar risco à saúde das pessoas, tanto a curto como a longo prazo.
Da redação do ON com agências internacionais.
Foto: Pixabay