- Por Saulo Moreno
Com 400.379 veículos vendidos em 2024, a Volkswagen do Brasil comemora os resultados de mercado também com títulos atribuídos a alguns dos seus modelos. O Polo, por exemplo, emplacou 140.155 unidades, o que faz do carro o mais vendido entre as opções de passeio e líder entre os hatches.
O Novo T-Cross, com 83.975 unidades comercializadas, foi o SUV mais vendido e a picape compacta Saveiro alcançou o maior volume anual de vendas desde 2014, com 56.979 unidades vendidas.
Terceiro maior mercado da marca no mundo pelo segundo ano consecutivo, atrás de China e Alemanha, a Volkswagen do Brasil registrou em 2024 a venda de 55.340 unidades a mais que em 2023, um volume 16% maior que no ano anterior e acima do índice geral do mercado, que foi de 14,1%.
Para o vice-presidente de Vendas & Marketing Roger Corassa, os “resultados robustos demonstram a força da Volkswagen, uma marca que alia paixão, inovação e tradição, sempre conectando pessoas e construindo novas histórias de vida”. O comentário ilustra o anúncio feito no ano passado de um investimento de R$ 16 bilhões no país e de 16 lançamentos até 2028.
Além dos modelos já citados, também se destacam o crossover Nivus e o SUV Taos, que venderam em 2024 um total de 55.924 e 17.565 unidades respectivamente, os maiores volumes dos modelos desde seus lançamentos. Para completar, os novos Polo e T-Cross, Saveiro e Nivus fecharam a temporada entre os modelos Top 15 mais vendidos do Brasil.
Para este ano de 2025, a maior das novidades da marca já de conhecimento público será o VW Tera, modelo que ficará posicionado abaixo de Nivus e T-Cross, consolidando a linha de utilitários esportivos da empresa alemã no Brasil. Modelo de entrada no segmento, o novo carro terá versões variadas com combinações de motor aspirado e turbo, e câmbio manual e automático.
Também já estão confirmadas as chegadas de Golf GTI e do Novo Jetta GLI. Juntamente com o Nivus GTS, os modelos terão a missão de compor a imagem de esportividade da Volkswagen.