Um novo foco de incêndio fez a polícia emitir uma ordem de retirada da população que inclui uma área próxima à icônica Calçada da Fama. As chamas começaram na noite desta quarta-feira, dia 8. Outros quatro focos descontrolados de incêndio já ameaçavam toda a região desde o início da semana. Cinco pessoas já morreram e milhares tiveram que ser evacuadas às pressas.
Milhares de construções já foram destruídas pelos incêndios e centenas de veículos foram abandonados nas estradas.
A região de Runyon Canyon Park, famosa pelas mansões de luxo, foi atingida pelo fogo. O novo foco, porém, está distante do famoso letreiro de Hollywood.
O diretor de Gestão de Emergências do Condado de Los Angeles, Kevin McGowan, afimrou: “Estamos enfrentando um desastre natural histórico. E acho que isso não pode ser enfatizado o suficiente”.
Diante da gravidade da situação, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou um decreto que reconhece como desastre de grandes proporções os incêndios que atingem a região de Los Angeles. Cinco aviões-tanque foram enviados pelo governo americano para o combate às chamas.
A Casa Branca também informou o envio de ajuda para os desabrigados.
Os incêndios já estruíram mais de 1,9 mil casas, empresas e escolas. As autoridades recomendaram que cerca de 130 mil pessoas evacuassem as áreas onde residem. Mais de 400 mil casas estão sem energia elétrica.
Da redação do ON com agências internacionais
Foto: Pixabay
Siga o canal de O Norte Online e receba as principais notícias da Paraíba e do mundo direto no seu WhatsApp!