Onorteonline.com

Incêndios sem precedentes deixam rastro de destruição em Los Angeles; situação deve piorar

Os incêndios causaram a morte de duas pessoas e a destruição de mil estruturas, segundo um balanço feito durante a tarde pelo chefe dos bombeiros da cidade

Pelo menos quatro intensos incêndios florestais estão em rápida expansão pela cidade de Los Angeles, na costa oeste dos Estados Unidos, nesta quarta-feira, dia 8. Os incêndios causaram a morte de duas pessoas e a destruição de mil estruturas, segundo um balanço feito durante a tarde pelo chefe dos bombeiros da cidade.

Os incêndios são alimentados pelo tempo seco e rajadas de vento superiores a 100 quilômetros por hora. Mais de 70 mil pessoas tiveram que ser evacuadas por causa do avanço das chamas, que destruiu bairros inteiros.

A situação ainda deve piorar antes de melhorar, segundo especialistas. Segundo a capitã do Departamento de Bombeiros do Condado de Los Angeles, Sheila Kelliher, “a situação está extrema. São ventos com força de furacão”.

O governo da cidade ordenou a remoção de cerca de 70 mil pessoas nos arredores de Los Angeles e incentiva quem está em zonas de perigo a deixar suas casas antes mesmo de receber ordem de evacuação, segundo Luna.

As equipes de bombeiros informaram que as chamas são imprevisíveis e se alastram rapidamente. Incêndios florestais na região são comuns nesta época do ano, mas os registrados nesta quarta-feira estão fora dos padrões registrados pelas autoridades nos últimos anos.

Muitas pessoas tiveram que deixar as casas às pressas, devido ao avanço rápido do fogo. Muitas carros foram abandonados nas estradas.

O primeiro foco de incêndio atingiu na terça-feira Pacific Palisades, uma área nobre da cidade entre Santa Monica e Malibu. As chamas se espalharam rapidamente. As colunas de fumaça encobriram o céu e transformaram a paisagem.

O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu o alerta mais alto para condições extremas de incêndio em grande parte do Condado de Los Angeles, válido de terça a quinta-feira, prevendo rajadas de vento de 80 a 130 km/h, com ventos isolados de 130 a 160 km/h nas montanhas e no sopé das montanhas.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência na terça-feira. O presidente Joe Biden, que já estava na Califórnia para um outro compromisso, visitou uma estação do corpo de bombeiros de Santa Monica nesta quarta, disse a Casa Branca.

Da redação do ON com agências internacionais.
Foto: Pixabay

Siga o canal de O Norte Online e receba as principais notícias da Paraíba e do mundo direto no seu WhatsApp!

Compartilhe:

Fique por dentro das notícias

Siga o canal do O Norte Online e receba as principais notícias da Paraíba e do mundo direto no seu WhatsApp!