Um forte tremor de terra deixou pelo menos 95 pessoas mortas no Tibet, na região próxima ao Monte Everest, nesta terça-feira, dia 7. As agências internacionais indicam que o terremoto teve magnitude de 6,8 graus na escala Ricther, usada para medir abalos sísmicos.
O epicentro do terremoto ocorreu a 80 quilômetros do Monte Everest, o mais alto do mundo. O Instituto Geológico dos Estados Unidos registrou uma magnitude ainda maior do que a da Agência de Sismologia da China, apontando que o tremor foi de 7,1 graus.
O tremor ocorreu a 10 quilômetros abaixo da terra, o que os especialistas consideram raso para um abalo sísmico. A profundidade é semelhante a do abalo que matou milhares de pessoas no Haiti.
A agência de notícias estatal chinesa Xinhua afirmou que 130 pessoas ficaram feridas, mas os números de mortos e feridos pode aumentar.
O abalo destruiu mais de 1 mil casas e muitas pessoas ficaram soterradas. Outra dificuldade para as equipes de resgates e que a região é montanhosa e de difícil acesso para muitas localidades.
No caso de escaladores do Everest, as autoridades informaram que o período do ano não é propício para a subida ao monte, portanto, apenas um alemão estava autorizado a tentar a escalada. Ele está em local seguro.
Da redação do ON com agências internacionais
Foto: Pixabay/Foto Ilustrativa
Siga o canal de O Norte Online e receba as principais notícias da Paraíba e do mundo direto no seu WhatsApp!