Com foco na criação de soluções inovadoras, as GovTechs se caracterizam como startups ou empresas especializadas em tecnologia com atuação no processo e no desenvolvimento de ferramentas para a administração pública. Na Paraíba, de acordo com dados da plataforma Sebrae Startups, 19 dessas empresas têm ações direcionadas ao ambiente governamental e têm feito a diferença na construção de resultados.
Conforme a analista técnica do Sebrae/PB, Nilvânia Silva, o termo GovTechs é caracterizado para definir a atuação de empresas que contribuem com a elaboração de soluções inovadoras na administração pública. “As Govtechs são importantes para o desenvolvimento dos territórios, pois oferecem soluções para a melhoria da gestão governamental”, explica.
“O propósito maior é contribuir com a qualidade do serviço público, a partir da implantação de ferramentas tecnológicas ou inteligência artificial. Outra ação bastante comum se concentra no processo de análise de dados”, complementa Nilvânia Silva.
Além de operacionalizar ações que podem ser implementadas para otimizar o funcionamento da gestão pública, o trabalho desempenhado pelas Govtechs pode ser aplicado em várias áreas, como educação e saúde.
A Data Health Flow é uma startup paraibana de gerenciamento na área da saúde. Criada em janeiro de 2024, ela é uma das startups que foi atendida pelo Sebrae através do programa Capital Empreendedor e a sua solução consiste em uma comunicação eficaz com a população via WhatsApp, conectada a um sistema web disponibilizado para todo o setor de saúde pública. O CEO da startup, Wânderson Pio, revela que o trabalho está em operação há quatro meses e o sistema tem gerado uma melhor estruturação dos dados para a tomada de decisões gerenciais no município, além de impacto social e de economia de recursos.
Na Paraíba, 32% das startups atuam no segmento da saúde. As demais são identificadas nas áreas de educação (22%), construção e imóveis (16%) e área de tecnologia (10%). Agronegócio, hotelaria e turismo, finanças e comércio eletrônico ocupam 5% cada.
Realidade nacional
O mais recente infográfico divulgado pelo Observatório Sebrae Startups, revela que 39% das Govtechs no país se concentram na região Nordeste. Sudeste (27%), Sul (16%), Norte (10%) e Centro-Oeste (8%) completam a estatística.
Ainda de acordo com os dados, as principais áreas de atuação das GovTechs refletem as demandas mais urgentes da sociedade. Educação (14%), saúde e bem-estar (13%), e impacto socioambiental (11%) estão entre os segmentos prioritários. No campo tecnológico, os maiores destaques são softwares (46%) e serviços (31%), mostrando o papel dessas soluções na melhoria da eficiência e na prestação de serviços públicos.
Sobre o Sebrae Startups
O Sebrae Startups é uma plataforma que agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas em early stage para fomentar o empreendedorismo inovador em todo o Brasil. O novo projeto engloba a capilaridade e a força da marca Sebrae para criar a maior rede de startups da América Latina. O objetivo da plataforma é desenvolver o setor tecnológico em todas as regiões do país. Outras informações podem ser consultadas através do site https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraestartups.
Da Ascom/Sebrae-PB
Foto: Ascom/Sebrae-PB/Divulgação
Siga o canal de O Norte Online e receba as principais notícias da Paraíba e do mundo direto no seu WhatsApp!