A ponte que caiu na divisa entre o Maranhão e o Tocantins levantou um sinal de alerta para outras pontes que podem estar correndo perigo nas diversas regiões do País. Aqui na Paraíba tem quatro pontes federais em estado crítico, segundo o DNIT-PB.
O último levantamento e classificação da situação das pontes no estado aconteceu em 2020. Na época, eram 10 pontes em estado crítico, mas seis receberam melhorias nos últimos anos, e restaram as quatro estruturas.
Segundo o departamento, as estruturas em estado crítico são as pontes sobre o rio Piancó, na BR-361/PB; a ponte sobre o rio Piaba, na BR-104/PB; e as pontes sobre os rios Patú e Cajá, na BR-230/PB.
O superintendente do DNIT, Antônio Monteiro, afirmou que a ponte sobre o rio Piaba não está sendo utilizada. Ele afirmou que ela será completamente demolida e reconstruída e que a população da região já utiliza um desvio.
De acordo com o departamento, as quatro pontes em estado crítico vão passar por uma reabilitação total e já possuem contrato em andamento. O órgão afirmou também que nenhuma estrutura corre risco de colapso e que todas as ações preventivas e corretivas estão sendo adotadas.
Segundo Antônio Monteiro, um novo levantamento sobre a situação das pontes será realizado no próximo ano.
O departamento afirma que existem 319 estruturas especiais na Paraíba, que incluem, por exemplo, pontes, viadutos, passagens inferiores e passarelas. Ainda segundo o DNIT-PB, R$ 29,7 milhões foram investidos na manutenção dessas estruturas, que envolvem serviços de limpeza, pintura, reparos estruturais, troca de juntas de dilatação e pingadeiras, serviços essenciais para a manutenção da boa condição da estrutura.
O DNIT afirma também que os serviços de manutenção estão sendo executados de acordo com o grau de necessidade e severidade das patologias observadas nas estruturas, de forma a priorizar estruturas com maior necessidade de intervenção. A nota afirma que, até o momento, foram realizadas ações em 194 estruturas, representando quase 70% do total.
108 obras paradas
O DNIT responsável pela ponte que desabou entre Tocantins e Maranhão – soma 108 obras paradas em todo o país, de acordo com dados do Tribunal de Contas da União (TCU). Tratam-se de serviços estagnados de recuperação, manutenção e conservação de rodovias federais e pontes.
Siga o canal de O Norte Online e receba as principais notícias da Paraíba e do mundo direto no seu WhatsApp!