Redação ON
O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo, quer mudar as regras atuais de renovação de dois terços do Senado Federal para que cada eleitor tenha apenas um voto na eleição de dois senadores a cada oito anos. Pelas regras atuais, o cidadão precisa escolher dois nomes diferentes na cédula de votação.
A mudança ocorre em meio à estratégia dos partidos de direita de lançarem dobradinhas fortes ao Senado Federal. A tentativa é fazer a maior bancada para pleitear o comando da Casa Legislativa em 2027. O assunto tem causado preocupação na própria Suprema Corte, já que cabe ao presidente do Senado Federal instaurar processo de impeachment contra ministros do STF.
O líder da oposição no Senado Federal, Rogério Marinho (PL-RN), criticou a proposta que sugere alteração na votação ao Senado Federal. Para o parlamentar, que é secretário-geral do PL, trata-se de um “casuísmo” do governo federal.
Em entrevista à CNN, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, evitou fazer comentários sobre a proposta. Disse que foi uma iniciativa pessoal do líder do governo, não uma sugestão do Palácio do Planalto.
Siga o canal de O Norte Online no Zap