Onorteonline.com

Controle alimentar é fundamental para pessoas com transtornos como o TEA

O cuidado com a alimentação é sinônimo de qualidade de vida. Pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou diabetes, por exemplo, devem ser acompanhadas por um especialista e realizar o controle alimentar como parte do tratamento

O cuidado com a alimentação é sinônimo de qualidade de vida. Pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou diabetes, por exemplo, devem ser acompanhadas por um especialista e realizar o controle alimentar como parte do tratamento.

A nutricionista da Funasa Saúde, Ana Carolina Félix, salienta que pacientes, especialmente crianças, com transtornos como o TEA, que apresentam neofobia alimentar (medo de provar um alimento novo) ou seletividade alimentar, podem ter deficiência de nutrientes, alergias ou intolerâncias alimentares.

Ana Carolina aponta que o primeiro passo é investigar qual o transtorno alimentar que afeta o paciente. O tratamento com crianças requer o trabalho com o lúdico. “A gente trabalha com ferramentas de aproximação ao alimento, para quebrar a resistência, aproximando aquela criança da alimentação, que ela tenha vontade de provar aquele alimento que ela recusa”, diz a especialista.

Alimentos como farinha de trigo, soja e leite podem intensificar os sintomas, enquanto os sucos artificiais e salgadinhos industrializados, que contêm grande quantidade de corantes, contribuem para a hiperatividade e devem ser evitados.  

Sobre a duração e quantidade de sessões do tratamento, Ana Carolina lembra que, no caso da Funasa Saúde, as consultas vão atender a necessidade de cada paciente: “Existe um tratamento a ser feito. É aplicado todo o tratamento e quando o paciente tiver alta, a gente dá alta. Não existe um número de consultas predeterminado”, completa.

Ana Carolina acrescenta que o controle alimentar também é essencial para pessoas com diabetes. “Esse paciente tem que ter uma boa orientação nutricional, porque só o remédio não vai tratar a causa. A gente trata a causa com uma boa conduta alimentar”, aponta.

“A alimentação é a base. A gente tem que viver do desembale mesmo, descasque mais, tenha uma boa orientação alimentar”, frisa a nutricionista Ana Carolina.

A Funasa Saúde é uma associação genuinamente paraibana, sem fins lucrativos e administrada pelos próprios associados, que opera planos de saúde. Todas as informações sobre o processo de adesão à Funasa Saúde estão disponíveis no perfil no Instagram da Funasa Saúde (@funasasaude) ou através do telefone 3244-4220.

Da Ascom/Funasa Saúde
Foto: Ascom/Funasa Saúde/Divulgação

Siga o canal de O Norte Online e receba as principais notícias da Paraíba e do mundo direto no seu WhatsApp

Compartilhe:

Fique por dentro das notícias

Siga o canal do O Norte Online e receba as principais notícias da Paraíba e do mundo direto no seu WhatsApp!