O ator e diretor Ney Latorraca, de 80 anos, morreu nesta quinta-feira, dia 26, no Rio de Janeiro. O artista estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, desde a última sexta-feira, dia 20. Ele enfrentava um câncer de próstata e morreu em decorrência de uma sepse pulmonar.
Ney Latorraca foi diagnosticado em 2019, quando operado e retirou a próstata. Em agosto deste ano a doença voltou, já com metástase.
A estreia de Ney Latorraca na Globo ocorreu em 1975 na novela “Escalada”. Foram vários os papéis de destaque do artista ao longo da carreira, tanto em novelas como em programas humorísticos como como Quequé, em “Rabo de saia” (1984), o vampiro Vlad, em “Vamp” (1991) e Barbosa, em “TV Pirata”.
Ney Latorraca nasceu em Santos (SP) no dia 25 de julho de 1944. Era filho de artistas. O pai, Alfredo, era cantor e crooner de boates, e a mãe, Tomaza, corista.
Ainda jovem, ele participou da peça “Reportagem de um tempo mau”. A peça foi censurada pelo governo militar e alguns atores foram presos. Sua estreia no teatro aconteceu aos 19 anos em 1964, em uma peça de escola chamada “Pluft, o Fantasminha”, que fez muito sucesso.
A estreia na televisão ocorreu em 1969, no programa “Super Plá”, na TV Tupi. No mesmo ano estreou no cinema em “Audácia, a Fúria dos Trópicos”.
Em seguida, trabalhou na TV Cultura e na TV Record, antes de estrear de vez na Rede Globo em 1975, na novela “Escalada”, de Lauro César Muniz, cujo elenco contava ainda com Tarcísio Meira e Susana Vieira.
Em 1990, trabalhou no SBT na novela “Brasileiras e Brasileiros”. No ano seguinte, voltou para a TV Globo e viveu um de seus personagens mais famosos: Vlad, na novela “Vamp”, dia 1991. Também marcante foi a atuação como Barbosa, no humorístico “TV Pirata”, de 1988, e o papel do travesti Anabela em “Um sonho a Mais” (1985), onde ele representava seis papéis.
O ator também é lembrado por seu papel na novela “Estúpido cupido”, exibida entre 1976 e 1977, na qual viveu Mederiquis, fã de Elvis Presley e líder da banda de rock Personélitis Bóis. A princípio, ele não queria o papel.
Na Rede Globo, Ney Latorraca atuou em 18 novelas, seis minisséries e oito seriados. Ele também fez 23 longa-metragens e 13 peças teatrais. Sua última participação na Rede Globo foi no seriado “A Grande Família”, em 2011.
Da redação do ON
Foto: Markos Fortes/Divulgação e Arcebo Rede Globo/Divulgação