Os paraibanos diagnosticados ou com suspeita de Doença Renal Crônica (DRC) podem ter acesso a exames laboratoriais e consultas com o nefrologista por meio do programa Saúde Renal Paraíba, uma nova linha de cuidado que visa ampliar o acesso do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) à assistência especializada. A iniciativa do Governo Paraíba, executada por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), disponibiliza atendimento e acompanhamento aos usuários da Atenção Básica que necessitem dos serviços voltados à identificação e ao tratamento da doença.
De acordo com a gerente operacional do Complexo Regulador da SES, Vanessa Monteiro Costa, o programa Saúde Renal Paraíba é um grande avanço para a prevenção de complicações da Doença Renal Crônica no estado, além de oferecer assistência qualificada no cuidado e atendimento aos pacientes diagnosticados ou que tenham suspeita da DRC.
“Esse programa surge com o intuito de ampliar o acesso do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) à consulta especializada com o nefrologista, naqueles casos em que ele se encontra com exames alterados, classificado como doente renal crônico. A nova iniciativa oferta o cuidado longitudinal continuado ao paciente, desde o momento em que é identificada a necessidade de consulta especializada, exames laboratoriais e de imagem, até a hemodiálise, caso o paciente precise”, explicou.
Ao dar entrada na Atenção Básica com suspeita ou o diagnóstico fechado de DRC, o paciente passará pela avaliação do médico que, ao identificar a necessidade de exames e consultas especializadas, o encaminhará, por meio da secretaria municipal, para ser inserido no Sistema de Regulação (Sisreg), no qual terá todo o acompanhamento.
A criação da nova linha de cuidado tem como objetivo disponibilizar aos pacientes das três macrorregiões de saúde, uma cobertura completa, evitando casos de diálise de urgência, que ocorre quando o quadro se torna grave. “Serão ofertados atendimentos especializados em João Pessoa, Patos e Campina Grande. Dessa forma, estaremos contribuindo com a prevenção de complicações da Doença Renal Crônica, melhorando a qualidade no nosso atendimento e, consequentemente, a vida dos nossos paraibanos”, frisou.
Após estar inserido no Sisreg, o paciente passará por consulta especializada e, dentro do próprio serviço, será encaminhado para o setor de marcação para que sejam marcados exames, diálise ou consulta de retorno, por meio da Central de Regulação Ambulatorial do Estado. Em caso de dúvidas ou consultas, o usuário pode entrar em contato com a equipe de regulação do Estado pelo número (WhatsApp) (83) 99146-4298.
Da Secom-PB
Foto: Secom-PB/Arquivo