O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional de João Pessoa (Samu-JP) preparou um plano operacional para assistência durante as festas de fim de ano. O público que vai prestigiar os eventos promovidos pela Prefeitura de João Pessoa no Busto de Tamandaré, em Tambaú, terá atendimento de saúde garantido para aproveitar as festas com segurança e tranquilidade, com ambulâncias e profissionais de saúde posicionados estrategicamente próximo aos shows.
Para o Natal de Luz, na quinta-feira (26) e para o Pré-Réveillon, no sábado (28), foi montado o mesmo esquema de apoio à população. As equipes estarão à disposição a partir das 18h, na quinta-feira, e a partir das 20h, no sábado, até o final dos eventos.
Nos dois dias serão disponibilizadas duas ambulâncias, sendo uma USA (Unidade de Suporte Avançado), que ficará localizada na Avenida Cabo Branco (esquina do Hotel Xenius) e uma USB (Unidade de Suporte Básica) na Rua José Augusto Trindade (esquina da Pizzaria Nostra); duas motolâncias descentralizadas e um Veículo de Intervenção Rápida (VIR), posicionado na Avenida Antônio Lira (Farmácia Pague Menos).
Já para a festa de Réveillon, na noite da terça-feira (31), a partir das 20h, e madrugada da quarta-feira (1°), o esquema será ainda mais reforçado. O público do evento contará com duas ambulâncias, sendo uma USA e uma USB (ambas com ponto de referência na esquina do Hotel Xênius), além de seis motolâncias (três duplas) e um Veículo de Intervenção Rápida (VIR), posicionado na Avenida Antônio Lira (Farmácia Pague Menos).
A coordenadora geral do Samu, Lídia Holanda, destacou que o plano operacional do serviço não atrapalha o atendimento aos chamados de rotina, realizados através do número 192. “Estamos preparados para atender as ocorrências com agilidade e eficiência. Vamos trabalhar com veículos e equipes extras, exclusivamente para reforçar o atendimento durante esses eventos, mantendo a assistência ao restante da população que necessite do serviço”, explicou.
Nos três dias de eventos, as equipes serão formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas para oferecerem um atendimento em saúde adequado à população.
Da Secom-JP
Foto: Gilberto Firmino/Secom-JP/Divulgação