Redação ON
No momento em que a cidade de João Pessoa vive um boom turístico – e tem o seu nome inserido em todos os portfólios da indústria turística internacional – nada parecia mais inconveniente do que alimentar a discussão da troca do nome da cidade.
Mas a Assembleia Legislativa resolveu acabar com a discussão. Ou, na linguagem da web, “deu um block” na hipótese de fazer um plebiscito para consultar a população sobre essa iniciativa.
Nesta terça-feira (17), a Assembleia aprovou o projeto que encerra o debate para mudança do nome da capital. O pedido para realização do plebiscito que poderia mudar o nome de João Pessoa foi protocolado pelo advogado paraibano Raoni Vita, em 2023. O TRE-PB tinha encaminhado na segunda-feira (16) ao Tribunal de Justiça da Paraíba, o julgamento do processo que pedia o tal plebiscito.
Os que defendem a mudança do nome da cidade de João Pessoa argumentam que o pedido foi feito com base em uma lei do Estado da Paraíba, logo após a última mudança, em 1930. Mas essa lei, na verdade, nunca foi colocada em prática.
A proposta aprovada ontem na Assembleia é de autoria do deputado Hervázio Bezerra (PSB). Ele disse que o objetivo é encerrar a discussão sobre a mudança do nome da capital paraibana. A PEC foi protocolada em outubro de 2023 e, na época, recebeu 15 assinaturas a favor.