Onorteonline.com

Depois do acidente com morte em Alagoas, procuramos saber se os Catamarãs de Jampa são seguros

Esse tipo de embarcação leva milhares de turistas para passeios náuticos no litoral da Grande João Pessoa, ao preço médio de R$ 60,00

Da redação ON

Na última sexta-feira 13, o naufrágio de um barco Catamarã, na região da Praia de Barra Grande, a cerca de 3 quilômetros da costa de Maragogi, em Alagoas, causou comoção em todo o País e provocou a morte de um turista de São Paulo. Testemunhas relataram que a embarcação começou a ser invadida pela água do mar. Houve um tumulto entre os passageiros e muitos se deslocaram para a mesma borda do barco, acelerando o naufrágio. Muitas pessoas pularam na água. O barco virou e todos acabaram arremessados para o mar.

Catamarã é um tipo de embarcação com dois cascos paralelos, conectados por uma plataforma ou convés. Essa configuração proporciona espaço e versatilidade, e o modelo é muito usado no litoral de João Pessoa, que leva milhares de turistas para passeios náuticos para Picãozinho, Seixas, Areia Vermelha e a praia do Jacaré, ao preço médio de R$ 60,00 por pessoa.

Mas afinal, esse barco é seguro? Esta foi a pergunta que O Norte Online fez à Capitania dos Portos da Paraíba, que nos encaminhou a seguinte nota:

Capitania intensificando as fiscalizações

Capitania dos Portos da Paraíba reforça fiscalização nas águas durante o verão com a Operação “Navegue Seguro”

Entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, a Capitania dos Portos da Paraíba realizará a Operação “Navegue Seguro”,  intensificando a fiscalização do tráfego aquaviário durante a alta temporada. As ações terão como foco as embarcações de passageiros utilizadas em turismo náutico ou travessias, além de áreas com grande circulação de embarcações de esporte e recreio. Dispondo de 10 (dez ) embarcações para tais serviço.

Durante a operação, será exigido o cumprimento rigoroso das normas de segurança por parte das embarcações de passageiros, incluindo:

      •    Exibição, em local visível, da capacidade máxima de passageiros;

      •    Indicação da localização dos coletes salva-vidas e instruções sobre seu uso;

      •    Realização de treinamentos de segurança antes da partida, com passageiros e tripulantes;

      •    Disponibilização do telefone da Capitania dos Portos em local de fácil acesso para denúncias de irregularidades.

Essas medidas têm como objetivo garantir a segurança de todos os envolvidos na navegação.

Além da fiscalização, a Operação “Navegue Seguro” busca conscientizar condutores e passageiros sobre a importância da segurança da navegação e da salvaguarda da vida humana no mar. A campanha também reforça o compromisso com a preservação ambiental, destacando a necessidade de combater a poluição hídrica e incentivar práticas sustentáveis.

Siga o canal de O Norte Online e receba as principais notícias da Paraíba e do mundo direto no seu WhatsApp

Compartilhe:

Fique por dentro das notícias

Siga o canal do O Norte Online e receba as principais notícias da Paraíba e do mundo direto no seu WhatsApp!