Da redação ON
Na última sexta-feira 13, o naufrágio de um barco Catamarã, na região da Praia de Barra Grande, a cerca de 3 quilômetros da costa de Maragogi, em Alagoas, causou comoção em todo o País e provocou a morte de um turista de São Paulo. Testemunhas relataram que a embarcação começou a ser invadida pela água do mar. Houve um tumulto entre os passageiros e muitos se deslocaram para a mesma borda do barco, acelerando o naufrágio. Muitas pessoas pularam na água. O barco virou e todos acabaram arremessados para o mar.
Catamarã é um tipo de embarcação com dois cascos paralelos, conectados por uma plataforma ou convés. Essa configuração proporciona espaço e versatilidade, e o modelo é muito usado no litoral de João Pessoa, que leva milhares de turistas para passeios náuticos para Picãozinho, Seixas, Areia Vermelha e a praia do Jacaré, ao preço médio de R$ 60,00 por pessoa.
Mas afinal, esse barco é seguro? Esta foi a pergunta que O Norte Online fez à Capitania dos Portos da Paraíba, que nos encaminhou a seguinte nota:
Capitania dos Portos da Paraíba reforça fiscalização nas águas durante o verão com a Operação “Navegue Seguro”
Entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, a Capitania dos Portos da Paraíba realizará a Operação “Navegue Seguro”, intensificando a fiscalização do tráfego aquaviário durante a alta temporada. As ações terão como foco as embarcações de passageiros utilizadas em turismo náutico ou travessias, além de áreas com grande circulação de embarcações de esporte e recreio. Dispondo de 10 (dez ) embarcações para tais serviço.
Durante a operação, será exigido o cumprimento rigoroso das normas de segurança por parte das embarcações de passageiros, incluindo:
• Exibição, em local visível, da capacidade máxima de passageiros;
• Indicação da localização dos coletes salva-vidas e instruções sobre seu uso;
• Realização de treinamentos de segurança antes da partida, com passageiros e tripulantes;
• Disponibilização do telefone da Capitania dos Portos em local de fácil acesso para denúncias de irregularidades.
Essas medidas têm como objetivo garantir a segurança de todos os envolvidos na navegação.
Além da fiscalização, a Operação “Navegue Seguro” busca conscientizar condutores e passageiros sobre a importância da segurança da navegação e da salvaguarda da vida humana no mar. A campanha também reforça o compromisso com a preservação ambiental, destacando a necessidade de combater a poluição hídrica e incentivar práticas sustentáveis.