Onorteonline.com

Líder apoiado pelos rebeldes assume cargo de premiê interino na Síria

Israel, por sua vez, intensificou ataques aéreos contra bases do exército sírio desmantelado

Redação Jornal de Brasília

Em um anúncio transmitido pela televisão estatal nesta terça-feira (10), Mohammed al-Bashir, uma figura até então desconhecida para grande parte da população síria, declarou-se primeiro-ministro interino da Síria.

A posse ocorre três dias após a queda de Bashar al-Assad, encerrando mais de cinco décadas de controle pela família Assad.

Mohammed al-Bashir, que anteriormente liderava uma administração em um enclave rebelde no noroeste, afirmou que seu governo interino permanecerá no poder até 1º de março. “A reunião de gabinete de hoje, composta por membros do antigo governo de Salvação e remanescentes do regime deposto, tratou da transferência de arquivos e instituições”, declarou.

Um Lado da “Normalidade”

Na capital Damasco, a reabertura de bancos e comércios, bem como o retorno do tráfego e de atividades de manutenção urbana, sinalizam um início tímido de normalização.

Israel, por sua vez, intensificou ataques aéreos contra bases do exército sírio desmantelado e enviou forças para dentro da zona desmilitarizada na fronteira síria. Embora tenha negado avanços significativos além da área de separação, relatos contraditórios indicam que tropas israelenses podem ter se aproximado de Damasco. Essa escalada complica ainda mais o já frágil cenário de segurança.

Com informações da Agência Brasil

Compartilhe: